Logo Ventask Horizontal original branco

Blog

11 Jul 2020

Ser produtivo em teletrabalho: “É sempre divertido fazer o impossível”

Ficha Biográfica

Nome:

Maria de Lurdes dos Santos Lopes

Idade:

45

Função:

Coordenadora Contact Center

Do que mais gosta no trabalho:

Boa energia

Prato preferido:

Bacalhau com Natas

Bebida preferida:

Vinho ROSE

Melhor filme:

Meet Joe Black

Melhor livro:

O menino do pijama listrado

Cores favoritas:

Amarelo, verde, azul

Melhor experiência de vida:

Aprender com novas culturas

Qual o maior sonho:

Continuar a ser feliz

Do que mais gosta na vida:

Familia e amigos

Do que menos gosta na vida:

Insolência

Ventask significa:

Perseverança

Em tempos de pandemia, incertezas e medos, as nossas vidas pessoais e profissionais tornaram-se uma só, para se adaptarem a este desconforto social. A Ventask tornou possível o impossível.

Como coordenadora de Call Center, parecia-me utópico entrar em teletrabalho perante a natureza, exigência e compromisso das nossas funções. Mas março chegou e foi essa a nossa realidade.

A simbiose entre família e trabalho criou uma aliança onde barreiras como horários, dress code passaram para segundo plano. Atender chamadas, reuniões, cumprir objetivos e apoiar a família, no mesmo espaço físico, tornou-se a nossa doce realidade.

Com esta realidade em mente, partilho cinco dicas que permitem garantir a produtividade em regime de teletrabalho:

1 Manter a rotina

É fundamental manter a rotina antes de sair de casa. Apesar do dress code deixar de ser uma preocupação, ficar de pijama não é uma opção. Manter hábitos e rotinas, manter a energia é um meio para mantermos a nossa mente mais ativa. Desta forma, geramos um sentimento de maior controlo das nossas atividades e maior capacidade para relaxarmos e descansarmos verdadeiramente no final do dia.

2 Criar um espaço de trabalho

É fundamental criar um espaço adequado de trabalho. Isto significa que preferencialmente terá luz natural, será confortável e localizado relativamente longe dos barulhos da televisão. Sempre que possível, o ideal é que esteja isolado das outras pessoas. Colocar uma música calma de fundo pode ser uma solução para manter o foco e a produtividade.

3 Defina um horário e faça pausas estratégicas

Uma das grandes vantagens do teletrabalho é a flexibilidade de horários. Mas imagine que necessita de tratar de um assunto pessoal que lhe vai ocupar 3 horas de uma manhã. Discipline-se para compensar esse tempo nos dias anteriores, dedicando-se ao trabalho mais uma hora por dia.

Mantenha o hábito de fazer pequenas pausas para se hidratar ou comer alguma coisa, vá até à varanda ou jardim 5 minutos, tal como eventualmente faria nas suas pausas no trabalho.

4 Ajuste as dinâmicas em casa com as crianças

Se tiver crianças a seu cargo durante o período em que se encontra em teletrabalho defina algumas regras, tais como:

  • Estabeleça horários com eles;
  • Mantenha as rotinas deles, assim como mantém as suas;
  • Faça as refeições sempre às mesmas horas;
  • Limite o uso de aparelhos eletrónicos;
  • Tente fazer com eles atividades diferentes todos os dias. Pode até criar um calendário elaborado com eles com as ideias para cada dia da semana.

5 Defina objetivos e celebre os resultados

Estabelecer objetivos diários é importante para o ajudar a focar-se. Defina objetivos realistas e escreva-os. Mas tão importante como definir objetivos é assinalar os resultados já alcançados. Ter a perceção dos objetivos cumpridos é tão ou mais importante, na medida em que poderá funcionar como gatilho para lhe dar ainda mais motivação.

Voltando ao nosso trabalho em equipa na Ventask, as nossas metodologias laborais foram as mesmas, mas adaptadas a uma realidade digital. Alteramos as reuniões presenciais pelas famosas call’s, onde os brainstormings virtuais passaram a ter um lugar de destaque, discussões abertas de forma a criar novas ideias adapatadas a este nosso novo mundo de trabalho.

A verdade, é que não nos afastamos em tempos de confinamento social, descobrimos sim competências que foram uma mais valia para toda a equipa. Como Walt Disney dizia: “É sempre divertido fazer o impossível”.

Ventask

Av. Marquês de Tomar 92C
1050-041 Lisboa