Logo Ventask Horizontal original branco

Blog

15 Nov 2023

A Nova Tendência: Trabalhos a Part-time e as Novas Gerações

Ficha Biográfica

Nome:

Idade:

Função:

Do que mais gosta no trabalho:

Prato preferido:

Bebida preferida:

Melhor filme:

Melhor livro:

Cores favoritas:

Melhor experiência de vida:

Qual o maior sonho:

Do que mais gosta na vida:

Do que menos gosta na vida:

Ventask significa:

No cenário em constante evolução do mercado de trabalho, uma das tendência que tem vindo a ganhar destaque é a escolha das novas gerações por trabalhos a part-time. Este fenômeno não apenas redefine a relação tradicional com o emprego, mas também reflete as mudanças nas aspirações e prioridades das gerações mais jovens. No artigo de hoje, iremos abordar a mudança de paradigma nas preferências de Emprego e desmistificar a qualidade e níveis de performance de um colaborador que trabalhe em regime parcial.

1. Flexibilidade e Equilíbrio Trabalho-Vida

Uma das principais razões pelas quais as novas gerações optam por trabalhos a part-time está diretamente relacionado com a procura por um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal. Com a crescente valorização da flexibilidade, os trabalhos a part-time oferecem a oportunidade de dedicar tempo a outros interesses e responsabilidades.

2. Adaptação à Economia de Trabalhos Alternativos

A ascensão de opções alternativas profissionais, incentivou a procura por oportunidades de trabalho mais flexíveis. As novas gerações apreciam a capacidade de escolher projetos específicos ou horários que se alinhem com seus objetivos pessoais, ao invés de aderir a empregos tradicionais de tempo integral. Não se trata apenas por privilegiar a opção de trabalhar a partir de casa, mas sim garantir que a sua rotina é altamente motivadora e que o preenche a nível pessoal e profissional.

Ponto chave: Benefícios para Empregadores e Empregados

  • Produtividade e Comprometimento: Contrariamente à crença comum, trabalhadores a part-time muitas vezes demonstram maior produtividade e compromisso com a sua função e empresa. A gestão do tempo torna-se uma prioridade, resultando em uma abordagem mais focada e eficiente no trabalho.
  • Diversidade de Habilidades: Ao aceitar trabalhadores a part-time, as empresas têm acesso a um conjunto mais amplo de habilidades e experiências. Isso contribui para ambientes de trabalho mais diversos e inovadores.

Desta forma, podemos então afirmar que a escolha crescente das novas gerações por trabalhos a part-time não é apenas uma adaptação ao cenário económico em evolução, mas uma mudança de paradigma em relação ao trabalho. Ao entender as razões por trás dessa escolha e abordar os desafios associados, podemos criar ambientes de trabalho mais flexíveis, produtivos e inclusivos para todos. É certo que ainda existe uma certa estigmatização associada a essa escolha. Analisaremos como a sociedade e as empresas podem evoluir para valorizar plenamente os benefícios que os trabalhos a part-time trazem.

Até lá, a Ventask acompanha esta nova tendência e tem disponível a opção de Part-time em todas as posições atuais. Acreditamos que cabe às empresas assegurar que nos ajustamos e nos adaptamos às tendências emergentes, garantindo não apenas uma posição sólida no mercado de trabalho, mas, acima de tudo, oferecendo as condições necessárias para retenção do nosso talento.

Ventask

Av. Marquês de Tomar 92C
1050-041 Lisboa